O prédio mais inclinado do mundo

Posted by Antonio Mauro Javimczik under


Da série Mais Extravagâncias dos Árabes:

Começou a ser construído no país das maravilhas arquitetônicas uma torre com uma espantosa inclinação de 18º, já elencada para entrar no Guinness Book, o livro dos recordes, como edifício mais inclinado do mundo.

Vai ser a Torre de Pisa do mundo árabe. Com a diferença de que a angulação é proposital.

A torre Capital Gate está em construção em Abu Dhab, nos Emirados Árabes Unidos, e terá 35 andares.

Para sustentar a insólita inclinação, o projeto recorre a um alicerce com uma malha extremamente densa de aço reforçado e 490 estacas enfiadas 100 metros solo a dentro.

Fonte: Blog da Lurdete





Só para comparar eis os dados da Torre de Pisa:


A Torre de Pisa, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se compensar a falha fazendo os outros andares um pouco maiores do lado mais baixo. Só que a estrutura afundou ainda mais pelo excesso de peso. A torre acabou de ser erguida, inclinada, em 1350, atingindo 56 metros de altura.

Hoje sua inclinação chega a cinco graus (ela aumenta uma média de 20 milímetros por ano). Estava fechada ao público desde 7 de Janeiro de 1990. Um trabalho na base conseguiu diminuir a inclinação em 1,3 centímetro. Nesse ritmo será recuperada em 2250. A visitação foi reaberta na data de 15 de dezembro de 2001. Em determinadas épocas se pode subir de noite e ter uma bela visão da Praça dos Milagres onde está a torre.

Fonte: Wikipedia

3 comentários:

On 4 de novembro de 2008 às 18:44 , Anônimo disse...

Caramba! Esse derruba a Torre de Pisa, sem trocadilhos! hehe

Abraços

 
On 5 de novembro de 2008 às 07:14 , Anônimo disse...

Eu achava que era só a torre de pisa a mais inclinada do mundo, aí vem este prédio que é bem mais inclinado do que a torre de pisa, daqui a pouco vai aparecer um prédio na horizontal, srrsrs.
Abraços

 
On 5 de novembro de 2008 às 13:56 , Anônimo disse...

O problema nisto tudo é que ficam dando idéia para o Lula. Diz ele, que depois da terceira e ou quarta dose, todos os prédios de Brasilia começam inclinar e nem por isto ele fica se gabando.

 
Posts Relacionados



Compare Produtos, Lojas e Preços